O CURSO
Contato Improvisação é uma técnica de formação e autoconsciência do corpo. Criada em 1972 pelo norte-americano Steve Paxton, esta técnica propõe um diálogo físico por meio da troca de peso e do contato físico entre as pessoas, o que possibilita uma profunda percepção de si mesmo e do outro. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado.
Outro ponto fundamental desta dança é o uso do tato como orientador do movimento, facilitador da entrega e potencializador de níveis mais sutis de comunicação não-verbal. Isso requer que você reconheça a identidade e integridade do outro, a partir da “escuta corporal”.
É certo que temos um corpo, mas que também temos limitada consciência dele. Não importa qual seja o sexo ou a condição do corpo, se você é rápido, alto, gordo ou magro, forte, flexível, se tem ou não aprendizado de dança, pois, o foco principal desta técnica está na qualidade e na consciência dos seus movimentos visando ampliar sua forma de expressão corporal e emocional.
Dentre os principais conteúdos estudados estão o domínio e compreensão do peso, pressão e tração, fricção, a percepção do toque e a condução, além de quedas e suspensões.
OS BENEFÍCIOS
Para quem acha que dançar é apenas para as pessoas que possuem ritmo e flexibilidade, tire completamente este pensamento de sua mente, pois, qualquer pessoa em qualquer idade pode começar a dançar.
Socialização, combate à depressão e à timidez, alegria, auto-estima elevada, melhora da capacidade cardiorespiratória, diminuição da pressão arterial, melhora da circulação periférica, perda calórica, fortalecimento muscular, proteção das articulações, atenua as dores, prevenção de problemas futuros posturais e de artrose e a disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia, são apenas algumas das transformações que os praticantes desta técnica adquirem.
MINISTRANTE
Desde 1992, GIOVANE AGUIAR ministra regularmente aulas de Contato Improvisação e desde 1996, é diretor do Festival Internacional da Novadança desde 1996.
Nos últimos anos, participou de workshops e performances com o português Rui Horta; com os norte-americanos Carla Perlo, Cathie Caraker, Nancy Stark Smith, Daniel Lepkoff, Lisa Nelson, Steve Paxton, Karen Nelson, Katie Duck, Ray Chung, Ryuji Lee e Howard Sonenklar; com o venezuelano David Zambrano; com os japoneses Lee Oka-Ryuji e Hisako Horikawa; com a holandesa Angélika Oei; com o alemão Dieter Heitkamp e o espanhol Jordi Cortes Molina.
Como coreógrafo, criou os espetáculos: "Auto Retrato", indicado para o prêmio APAC de 1993; "Mulheres" em 1996 - Portugal; "Zero" vencedor do prêmio Aluízio Batata de 1997; "Retratos" indicado para os prêmios Candango de Cultura e Prêmio Ok de 1998; "Sol Num Quarto Vazio" em 1999; "Mezzanino" em 2000; "Vertigem" apresentado no Dança Brasil em 2001 e “O Tratado das Meias Verdades” em 2005. "
Seus trabalhos já foram vistos em Portugal, Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela, Espanha e Alemanha. Em 1998, participou do VI Encuentro de Creadores na Venezuela.
QUEM PODE PARTICIPAR
Indicado para adultos a partir dos 20 anos e não é necessário ter experiência com dança.
VALOR
Sem taxa de matrícula – Investimento mensal de R$ 150,00
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